A RAÇA BORZÓI


Canil Impala Gold - A Raça Borzoi

Na Rússia, a palavra BORZOI significa algo assim como veloz e ligeiro. Devido à posição geográfica da Rússia, este cão sofreu influência tanto de galgos do oriente como do ocidente em sua formação.

Os primeiros marcaram seu caráter e os segundos, seu aspecto exterior.
Esta raça foi desenvolvida para o esporte da caça de lobos e raposas.
A pelagem do Borzoi apresenta com frequência manchas de cor sobre fundo branco. São permitidas infinidades de cores, com exceção do marrom chocolate e do azul.

EVOLUÇÃO

O Borzoi resulta imponente devido ao seu tamanho. O galgo russo está rodeado por uma aureola de esplendor e majestade. As pessoas têm a impressão de ter que cortejar esta forte personalidade canina para obter seus favores.

Crônicas francesas do século XI atestam a presença de 3 Borzois em companhia da filha do Grão Duque de Kiev na chegada à frança para seu casamento com o rei Henrique I.

Durante séculos, esta raça foi desenvolvia até a perfeição, porém, somente no ano de 1888 se discriminou o primeiro padrão da raça, o que determinou o aspecto do Borzoi atual.

MOMENTOS HISTÓRICOS

Nenhuma outra raça esteve tão ligada as mudanças históricas de seu país de origem como o Borzoi. O império dos czares foi o ambiente no qual se desenvolveu a caça com galgos russos.

A abolição da escravatura no ano de 1861 foi o primeiro golpe que afetou em cheio a criação de Borzois. Sem a força de trabalho escravo, não se pôde conservar o luxo das grandes criações de Borzois, suprimindo-se aproximadamente 90% das caçadas.

A revolução de Outubro de 1917 acertou o segundo golpe decisivo na criação de elite de Borzois, que conduziu a eliminação drástica e, praticamente ao seu total desaparecimento. Por ser um símbolo da aristocracia, os bolcheviques sacrificavam todo Borzoi que encontravam em seu caminho.

O Borzoi, levado até a perfeição na Rússia, desmoronou junto com a aristocracia e seu modo de vida.

RESURGIMENTO

Por sorte, a raça havia encontrado uma segunda pátria na Europa e Estados Unidos.

As importações de Borzois procedentes do famoso canil do Grão Duque Nikolai Nikolayevitz, tio do último Czar da Rússia, realizadas no período anterior à primeira guerra mundial, foram os responsáveis pelo assentamento da criação desta raça fora da Rússia.

Nos idos de 1925, o Borzoi era considerado um símbolo do galgo. O prestígio que lhes proporcionava serem os cães da aristocracia russa fez com que se tornassem extremamente cobiçados. Nos anos 20 e 30, o Borzoi protagonizou um período no qual se converteu numa espécie de cão da moda, como se fosse mais um objeto decorativo do que um lebreu.

Em resumo, durante a primeira metade do século XIX, o Borzoi foi o galgo mais popular, mais criado com muita diferença. Anos mais tarde, ele teve que delegar sua posição privilegiada a outro galgo de vasta pelagem, o Afghan Hound.

TEMPERAMENTO

Cão de Elegância discreta e temperamento calmo. Raramente late, dócil e amável com crianças e outros cães.

Mesmo sendo originariamente um cão de caça, se adapta perfeitamente ao ambiente domestico e ao convívio familiar.

É aconselhável que tenha a presença constante de pessoas ou outros cães, pois ao se sentir só, pode se dar a apatia ou melancolia.

RECOMENDAÇÕES

Recomenda-se pelo menos três escovadas semanais para manter a qualidade do pelo.

A necessidade de exercício diário exige que o dono disponha de tempo para longos passeios.

Mais apropriado para famílias ou pessoas que disponham de espaço em casa, como um grande gramado ou quintal para que o cão possa se movimentar com desenvoltura.

Fora de ambiente cercado, deve-se manter sempre na guia, pois avistando uma possível caça, ele se excita subitamente e pode sair em disparada, tornando-se impossível alcança-lo ou exigir que ele respeite qualquer comando de obediência.

É desnecessário dizer que se desaconselha a convivência com gatos ou outros animais domésticos de pequeno porte, pois a presença destes pode despertar seu instinto de caçador. Isto não ocorre se desde filhote, é acostumado a conviver com outras espécies animais.

Conheça o Padrão da Raça